Carregando...

Notícias

Produtores rurais são contemplados com curso de meliponicultura para criação e manejo de abelhas sem ferrão 

Por Assessoria Prefeitura   Sexta-Feira, 14 de Fevereiro de 2025

Teve início nesta sexta-feira (14), no município de Várzea, o desenvolvimento do curso de meliponicultura para criação e manejo de abelhas sem ferrão. A capacitação está sendo ofertada de forma gratuita e contempla 15 produtores do município na cadeia produtiva do mel.

O curso tem carga horária de 24 horas e atividades teóricas e práticas. O primeiro dia de atividade aconteceu na manhã desta terça-feira. O prefeito de Várzea, Paulo Nóbrega, esteve presente na abertura do curso e ressaltou a importância da qualificação, destacando o comprometimento do governo municipal com ações voltadas ao conhecimento para incentivar a geração do emprego e da renda. “Estamos felizes por presenciar o início do curso em nosso município e observar a participação dos produtores de mel interessados em aperfeiçoar suas técnicas. É uma atividade econômica importante e que colabora de forma positiva para a geração da renda nas comunidades rurais”, disse.

Também estiveram presentes no momento de início do curso o vice-prefeito, Paulo Nóbrega, o secretário de Agricultura, Caetano Marinho, a secretária de Assistência Social, Marilene Rocha, além do o gerente regional da Empaer/PB em Patos, Francisco Acácio, e o representante do Senar/PB, Ricardo Amancio de Lima. 

As aulas teóricas estão sendo realizadas na sede da Secretaria de Agricultura.A oferta do curso de meliponicultura é resultado de uma parceria entre Prefeitura de Várzea, Secretaria de Agricultura e Senar/PB. Além dessa ação, em janeiro deste ano os produtores do município foram contemplados com o curso de operador de tratores agrícolas. Os investimentos voltados à capacitação buscam fortalecer o desenvolvimento da atividade agrícola e gerar novas oportunidades às famílias que atuam com atividades no campo.
- « Voltar