Carregando...

Notícias

Orçamento Participativo: Prefeitura de Várzea promove audiência para elaboração do PPA

Por Assessoria Prefeitura   Terça-Feira, 26 de Agosto de 2025

Com o propósito de fortalecer a participação cidadã e o processo democrático na construção do orçamento público, a Prefeitura de Várzea realizou, nesta segunda-feira (25), uma audiência pública para discutir a construção do Plano Plurianual (2025-2029).

O encontro aconteceu na Câmara Municipal e reuniu diferentes setores da sociedade civil organizada, além de representantes de assentamentos agrários, associações comunitárias, membros de conselhos, produtores rurais, presidentes de cooperativa e sindicato, além de vereadores, servidores públicos e profissionais das áreas de contabilidade e advocacia. 

A programação reservou um momento de inscrição e participação do público para apresentação de demandas, e em seguida, houve o registro de cada proposta. O prefeito de Várzea, Paulo Nóbrega, fez uma avaliação positiva da audiência e disse que a contribuição cidadã fortalece a construção do orçamento municipal. “Estamos felizes pelo resultado do debate, pois esse momento de escuta é muito importante para o trabalho da gestão pública. Quando o povo participa a cidade cresce de forma mais justa e digna para todos”, disse.

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento estabelecido pela Constituição Federal que tem o objetivo de definir o planejamento administrativo da gestão pública pelo período de quatro anos. Essa ação ocorre a partir da construção de diretrizes, metas e políticas públicas, visando quais áreas devem ser consideradas como prioritárias. 

Entre as sugestões indicadas pela população destacaram-se: a construção de espaço de lazer na comunidade quilombola de pitombeira, ampliação de salas de aula em escolas da rede municipal de ensino, implementação de novas políticas públicas nas áreas da saúde e assistência social, conclusão do campo de futebol municipal, construção de casas populares, regularização de terrenos no perímetro da área urbana, investimento em equipamentos culturais e espaços de convivência e caminhada para o bem-estar da comunidade.
- « Voltar