Carregando...

Notícias

Casa da Cultura divulga artesanato local e preserva a história do João Pedro de Várzea

Por Assessoria Prefeitura   Domingo, 13 de Julho de 2025

Além de valorizar a tradição da cultura junina, o João Pedro de Várzea reserva uma experiência de compartilhar saberes e divulgar a produção dos artesãos do município. A casa de cultura, ambiente instalado no centro da cidade, no prédio onde funcionou a Prefeitura Municipal, foi totalmente transformada em um ambiente especial de memória, arte e identidade. 

A iniciativa, liderada pela Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, teve como propósito valorizar o patrimônio cultural do município e atrair o público para conhecer os produtos do artesanato local, assim como a própria história da tradição junina. Quem passa pelo local tem a oportunidade de conhecer objetos antigos e entender mais sobre a realidade nordestina e local no século passado.

Conforme a secretária de Cultura, Desporto e Turismo, a exposição conta com peças do artesanato local, reunindo trabalhos de artistas várzeenses que produzem em diversas técnicas e materiais. “É uma iniciativa de incentivo à economia criativa e busca também dar mais visibilidade ao talento da população”, comentou.

A artesã, Luzia de Honorato, é uma das expositoras presentes na casa de cultura. Ela trabalha com a técnica do bordado e a produção de peças como toalhas, redes e outros itens. ‘Está sendo uma experiência muito positiva. O ambiente é confortável e tem atraído o público para conhecer melhor os produtos locais”, revelou. 

Além da mostra artesanal e objetos históricos, a casa da cultura reserva  fotos antigas e elementos que narram a história da cidade e as origens do João Pedro, que completa este ano 41 anos de tradição. A visitação ao local é gratuita e está aberta ao público durante o período do João Pedro e se consolida como um ponto de encontro entre passado, presente e futuro, fortalecendo o vínculo entre a comunidade e suas raízes.
- « Voltar