Notícias

Segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa é iniciada no município

A Prefeitura Municipal de Várzea, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária, iniciou na última terça feira, dia 5 de novembro, a 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa. O momento se deu no Assentamento Novo Horizonte e contou com a presença de autoridades locais, a exemplo do prefeito Otoni Costa de Medeiros (Toninho) e dos vereadores Wanderley Lucena e Carlos Henrique, como também do representante da ULSAV, Félix Cantalice.

A febre aftosa é uma doença provocada por um vírus de RNA da família Picornaviridae e do gênero Apthovirus. Sabe-se que existem, em média, cerca de sete sorotipos, mas apenas três são encontrados em território nacional. O médico veterinário do município, Dr. Maxwell Holanda Diniz, em sua palavra, fez alguns esclarecimentos sobre a idade de vacinação dos bovinos, de 0 a 24 meses de vida, e a atuação da secretaria no trabalho contra esse mal.

O prefeito Toninho, ao lado do secretário municipal de Agricultura, Nezinho Medeiros, e do seu adjunto, Caetano Marinho, ainda anunciou para todos os criadores que a vacina será doada 100% pelo poder público, assim como ocorreu na 1ª etapa no mês de maio deste ano.

- « Voltar